Início do cabeçalho do portal da UFERSA

PROJETO ROBOT EM AÇÃO

 

O projeto “Robot em Ação”, é uma ação de cunho social educativo desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Social.

O projeto ainda trabalha a inclusão digital de crianças e jovens, por meio da Robótica Educacional, em escolas públicas de ensinos fundamental e médio de comunidades de Mossoró (RN).

Pelo convênio firmando, o “Robot” contempla estudantes das Escolas Municipais Jerônimo Rosado e Francisco de Assis Nogueira nas comunidades do Piquiri e Sussuarana, na zona rural, e também as Escolas Estaduais Hermógenes Nogueira Costa, Trinta de Setembro e a Escola Municipal Niná Rebouças, todas no conjunto Abolição IV, na zona urbana. Além disso, o projeto ainda trabalhar a inclusão artística, por meio de ações voltadas à iniciação musical e a inclusão esportiva.

A metodologia do Robot é semelhante a que já vem sendo realizada em projetos de extensão da Ufersa nas escolas públicas do município envolvendo robótica educacional, em parceria com a Secretaria de Educação Municipal, adicionando as ações de esporte/lazer e arte/cultura.

As ações do projeto, em relação a inclusão digital, envolvem estudantes de graduação de Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia ou Licenciatura em Computação atuando como monitores nas comunidades mencionadas e usando a robótica educacional como ferramenta auxiliar de ensino e inclusão digital.

O projeto terá duração de 2 anos e deverá beneficiar cerca de mil estudantes.

17 de dezembro de 2018. Visualizações: 1705. Última modificação: 09/08/2022 14:08:44