Destaque da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o I Torneio de Robótica da Ufersa 2019 reuniu crianças e jovens de escolas da rede pública de Mossoró que estão vinculadas ao projeto “Robot em Ação” – parceria da Petrobras com a Ufersa – e também ao “Pensare” – parceria da Ufersa com a Prefeitura de Mossoró.
A disputa ocorreu em arenas instaladas no Expocenter onde o desafio era retirar o robô adversário do círculo num determinado tempo. Onze escolas, sendo seis do Pensare e cinco do Robot marcaram presença no local, além de alunos de cidades vizinhas que vieram conferir o torneio.
Participaram da programação mais de 200 alunos, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. Os estudantes formaram previamente equipes para disputar nas arenas onde controlavam os robôs através do celular via bluetooth. Na manhã desta quarta, dia 23, aconteceu a competição de Robôs Controlados, onde os estudantes controlavam os robôs, e pela tarde a modalidade de Robôs Autônomos onde os robôs agem de forma programada a fim de eliminar o concorrente.
Para o professor Sílvio Fernandes, que coordena o Torneio, a iniciativa é um método inclusivo e participativo que visa trazer os estudantes até a Universidade e incentivar o interesse pela robótica, considerando a lógica de programação que os alunos já vêm conhecendo através dos projetos Robot em Ação e Pensare.
Marcos Paulo, aluno do 8º ano da Escola Municipal Rotary destaca a importância de se aprender Robótica e vê o evento como uma forma de mostrar os aprendizados adquiridos através do projeto. “Muitos pensam que robótica é só mexer com robô, mas não, robótica também nos ajuda com todas as matérias, matemática, português, e viemos aqui mostrar o que temos aprendido ultimamente”, relatou.
A prefeita Rosalba Ciarlini também marcou presença na arena do Torneio, junto com o reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, e a secretária municipal de educação, Magali Delfino. Nesta quinta, a programação do Torneio se concentrou durante a manhã no Auditório Amâncio Ramalho, no prédio da Reitoria, onde aconteceram apresentações musicais de violão, flauta e do coral do Robot em Ação. Na ocasião, também foram anunciados os campeões das duas categorias do Torneio. Os alunos das equipes vencedoras receberam medalhas.
O ponto alto da programação desta quinta, dia 24, foi a palestra do professor doutor do Instituto Mauá de São Paulo, Anderson Harayashiki Moreira. Pela primeira vez em Mossoró, o professor veio falar sobre Robótica numa de passado, presente e futuro. Anderson desenvolve atividades e pesquisas na área de robótica autônoma móvel, sistemas de controle, robótica industrial e sistemas microcontrolados. Ele é fundador e atual responsável pela equipe de robótica do Instituto Mauá de Tecnologia, a Kimauánisso Robotics Team, uma das cinco melhores equipes do Brasil, segundo o ranking da RoboCore.