Projeto Robot em Ação realiza seleção de alunos e capacita novos bolsistas para a retomada das atividades

Extensão, Responsabilidade Social 4 de abril de 2022. Visualizações: 411. Última modificação: 04/04/2022 19:54:48

Seleção de novos alunos na Escola Municipal Jerônimo Rosado, na Comunidade do Piquiri, em Mossoró / Foto cedida

Após quase dois anos de paralisação devido a pandemia de COVID-19, o Projeto Robot em Ação está de volta com a oferta de aulas de iniciação à robótica, atividades de esporte e bem-estar e práticas musicais. As ações serão retomadas ainda neste mês de abril para crianças e adolescentes das Escolas Municipais Niná Rebouças (Abolição 4), Francisco de Assis Nogueira (Comunidade de Sussuarana) e Jerônimo Rosado (Comunidade do Piquiri) e das Escolas Estaduais Trinta de Setembro e Hermógenes Nogueira (ambas no conjunto Abolição 4).

Capacitação dos novos bolsistas de robótica / Foto cedida

A retomada das atividades do Robot marca também a entrada de novos bolsistas de robótica e de novos alunos. Para isso, as seleções estão sendo feitas pela coordenação do projeto. A expectativa é que as novas turmas comecem as aulas do projeto ainda esse mês de abril e que permaneçam até o final das atividades do Robot, em dezembro de 2022.

Com a volta confirmada das atividades, capacitações também estão sendo ofertadas aos novos bolsistas de robótica. A última aconteceu no sábado, dia 02, nas salas do prédio de Laboratório de Ciência da Computação, na Ufersa em Mossoró.

Seleção de novos alunos na Escola Estadual Hermógenes Nogueira / Foto cedida

SOBRE O ROBOT – O projeto “Robot em Ação”, é uma ação de cunho social educativo desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Social, com o apoio da Fundação Guimarães Duque – FGD.

O projeto ainda trabalha a inclusão digital de crianças e jovens, por meio da Robótica Educacional, em escolas públicas de ensinos fundamental e médio de comunidades de Mossoró (RN).

As ações do projeto, em relação a inclusão digital, envolvem estudantes de graduação de Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia ou Licenciatura em Computação atuando como monitores nas comunidades mencionadas e usando a robótica educacional como ferramenta auxiliar de ensino e inclusão digital.