PROJETO ROBOT EM AÇÃO

Robot retoma atividades beneficiando mais de 500 crianças e jovens com aulas de robótica, música e esporte

Estudante, Extensão 10 de março de 2020. Visualizações: 611. Última modificação: 10/03/2020 15:09:51

Novos estudantes do projeto Robot em Ação da Escola Municipal Jerônimo Rosado, no Piquiri / Foto Iwry Gomes

Para este semestre de 2020.1 foram selecionados 536 alunos que passam a desfrutar dos benefícios do projeto / Foto Iwry Gomes

Crianças da Escola Niná Rebouças tendo o primeiro contato com o mundo da Robótica / Foto Iwry Gomes

Depois de um período de recesso, as aulas do Projeto Robot em Ação (realização da Ufersa em parceria com a Petrobras) retornaram na última segunda, dia 09 de março. As atividades de robótica, música e esporte voltaram a marcar presença nas Escolas Municipais Jerônimo Rosado (comunidade do Piquiri), Francisco de Assis Nogueira (comunidade de Sussuarana) e Niná Rebouças (Abolição 4). As Escolas Estaduais Trinta de Setembro e Hermógenes Nogueira Costa também voltaram a contar com as aulas de robótica para alunos selecionados pelo projeto.

Para este semestre de 2020.1 foram selecionados 536 alunos que passam a desfrutar dos benefícios do projeto que garante, além da educação, lanche de qualidade e todo material de apoio nas 3 áreas de atuação. Na parte da robótica, os estudantes têm acesso aos Kits da LEGO usados para as aulas e provas de programação. Na área da música, as crianças contam com violões e flautas e no esporte há todo material de suporte como bolas, cones e outros utensílios para ajudar nos exercícios físicos.

SOBRE O ROBOT – O projeto “Robot em Ação”, é uma ação de cunho social educativo desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Social.

O projeto ainda trabalha a inclusão digital de crianças e jovens, por meio da Robótica Educacional, em escolas públicas de ensinos fundamental e médio de comunidades de Mossoró (RN).

A metodologia do Robot é semelhante a que já vem sendo realizada em projetos de extensão da Ufersa nas escolas públicas do município envolvendo robótica educacional, em parceria com a Secretaria de Educação Municipal, adicionando as ações de esporte/lazer e arte/cultura.

As ações do projeto, em relação a inclusão digital, envolvem estudantes de graduação de Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia ou Licenciatura em Computação atuando como monitores nas comunidades mencionadas e usando a robótica educacional como ferramenta auxiliar de ensino e inclusão digital.