Início do cabeçalho do portal da UFERSA

PROJETO ROBOT EM AÇÃO

Equipes do Projeto Robot em Ação se destacam em competição de robôs da FLL

Apresentação, Estudante, Extensão 18 de dezembro de 2019. Visualizações: 961. Última modificação: 18/12/2019 16:58:40

Equipes do Projeto Robot em Ação participantes da FLL em Natal / Foto comunicação Robot

Trofeu Estrela Iniciante conquistado pela equipe Robot Fu Panda / Foto Comunicação Robot

Na competição, todos tinham a missão de montar robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorms / Foto Comunicação Robot

As três equipes do Projeto Robot em Ação – parceria da Ufersa e Petrobras – que participaram da First Lego League, a FLL, no último fim de semana, em Natal, estão comemorando os resultados obtidos na competição.

A equipe “Robot KND” encerrou a FLL com 260 pontos no Desafio do Robô e ficou no Top 10 da categoria. Na competição geral, a equipe ficou no Top 15. Já os alunos integrantes da equipe “Robot Fu Panda” ganharam o prêmio “Estrela Iniciante”, pelo desempenho e os estudantes da equipe “Robot Tunes” chegaram aos 225 pontos no Desafio do Robô sendo destaque no design.

As equipes do Robot que participaram da FLL eram formadas por estudantes das Escolas Estaduais Trinta de Setembro, Hermógenes Nogueira Costa e também por alunos da Escola Municipal Jerônimo Rosado, na comunidade do Piquiri. A FLL foi a oportunidade para esses alunos viajarem pela primeira vez para uma capital.

Na competição, todos tinham a missão de montar robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorms, onde eram programados para cumprir uma série de missões. Além dos conhecimentos, as provas tinham música e interação entre as equipes, requisito que também foi avaliado na competição. Na FLL, além das provas há também as inovações.

Nesse caso, os alunos desenvolvem um projeto científico para tentar resolver uma problemática de acordo com o tema do ano, sempre buscando especialistas para ajudar a desenvolver um trabalho sério e real. Em 2019, o tema escolhido foi City Shaper. Na ocasião, os estudantes verificavam problemas nas cidades e pesquisavam formas de solucioná-los. Outra avaliação da FLL é Core Values, que são conjuntos de valores da FIRST (Ong responsável pelo F da sigla) que buscam orientar sobre como trabalhar em equipe e fazer uma boa apresentação com a participação de todos, sempre focando na opinião da equipe e no respeito a metodologia. Nesse critério, a participação de toda equipe é fundamental para a escolha da melhor ideia de solução.

As equipes do Robot viajaram e receberam o apoio das equipes do Pensare – Projeto de Ensino Através da Robótica Educacional, mantido pela Ufersa em parceria com a Prefeitura de Mossoró. Do projeto irmão, participaram as equipes “Titans Bot’s” que recebou o prêmio Gracious Professionalism e o 7º lugar no Desafio do Robô, a “PENSARE Seeking Atlantis” que ficou em 2º lugar e foi finalista do Desafio do Robô e a equipe Skyscraper Bots, que conquistou o 4º lugar e foi semifinalista no Desafio do Robô.