PROJETO ROBOT EM AÇÃO

Estudantes do Robot em Ação fazem maratona de apresentações neste final de 2019

Apresentação, Estudante 11 de dezembro de 2019. Visualizações: 519. Última modificação: 11/12/2019 12:49:33

Para fazer bonito na FLL, as equipes estão intensificando os treinamentos e as performances dos robôs / Foto Comunicação Robot

No último fim de semana, houve uma grande simulação do torneio com a presença de alguns professores das escolas beneficiadas / Foto Comunicação Robot

Equipe de Robótica fazendo uma simulação de apresentação para a FLL / Foto Comunicação Robot

Os estudantes beneficiados com o projeto Robot em Ação – uma realização da Ufersa em parceria com a Petrobras – estão numa maratona de atividades e de eventos antes de encerrar 2019. Para marcar o fim deste primeiro ano do projeto, os preparativos estão intensos para os torneios de robótica, apresentações musicais e recitais.

E já nesta sexta, dia 13, começam as provas da First Lego League, a FLL, que vai acontecer em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal. A competição desafia crianças e adolescentes de 9 a 16 anos a encararem problemas da sociedade moderna, trabalhando em times de dois a dez integrantes e inspirando-se em valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável.

Da Ufersa, já estão confirmadas a participação de 23 estudantes e bolsistas ligados ao projeto Robot e também ao PENSARE – Projeto de Extensão de Ensino Através da Robótica Educacional. Para fazer bonito na FLL, as equipes estão intensificando os treinamentos e as performances dos robôs. No último fim de semana, houve uma grande simulação do torneio com a presença de alguns professores das escolas beneficiadas.

Já estão com a viagem confirmada alunos das Escolas Estaduais Trinta de Setembro e Hermógenes Nogueira Costa e também uma equipe de estudantes da Escola Municipal Jerônimo Rosado, da comunidade do Piquiri, zona rural de Mossoró.

Depois da FLL, as equipes se concentram com as disputas internas de Robótica, que devem marcar o encerramento do ano letivo nas escolas beneficiadas. Pelo cronograma, as competições começam já nesta segunda, dia 16, na Escola Municipal Niná Rebouças (turno da tarde). No dia 17, as disputam seguem para as Escolas das comunidades do Piquiri e de Sussuarana (nos turnos da manhã e tarde, respectivamente). E no dia 20 de dezembro, a competição de robótica termina com a participação dos alunos das Escolas Estaduais Trinta de Setembro (manhã) e Hermógenes Nogueira (tarde).

Além das provas de robótica, o projeto Robot em Ação também está preparando os seus alunos para uma série de recitais e apresentações musicais. E a programação já começa neste sábado, dia 14 de dezembro, na Praça de Eventos em Mossoró. As crianças, matriculadas na área da música, farão uma apresentação dentro do Projeto Natal Luz da Prefeitura de Mossoró.

O projeto também confirmou a realização de Recitais de Natal nas Escolas Municipais Niná Rebouças, no dia 16 de dezembro (no turno da manhã), e no dia 17, nas Escolas das comunidades do Piquiri e de Sussuarana (no turno da manhã e da tarde, respectivamente). As apresentações serão abertas à comunidade. Na ocasião, os convidados poderão acompanhar o trabalho desenvolvimento com as crianças numa grande confraternização.

Quanto as atividades de Esporte, as ações envolvendo gincanas e atividades funcionais foram encerradas na primeira semana de dezembro nas cinco escolas beneficiadas com o projeto.

O projeto Robot em Ação começou suas atividades em janeiro de 2019 com o objetivo de oferecer robótica educacional, esporte e música para crianças e jovens de cinco escolas públicas de Mossoró. Cerca de mil alunos foram beneficiados neste primeiro ano de atividades.