Robot promove curso de formação para professores de escolas beneficiadas com o projeto

Capacitação 4 de dezembro de 2019. Visualizações: 528. Última modificação: 04/12/2019 23:12:11

Ao todo, oito professores estão participando da formação / Foto cedida

Como meta do projeto, o Robot em Ação – realização da Ufersa em parceria com a Petrobras – iniciou na última semana a formação básica em robótica educacional para os professores das escolas beneficiadas com a iniciativa. Nesta primeira formação, são 20 horas de carga horária, sendo 12 horas presenciais e 8 horas à distância. As atividades presenciais começaram no último dia 30 de novembro, pela manhã e tarde, e devem terminar no dia 07 de dezembro, apenas no turno da manhã. Foram disponibilizadas 10 vagas (2 por escola) com 8 inscritos.

No primeiro sábado, o curso foi ministrado pelos bolsistas do Robot, Vanessa Freitas e Rafael Kleper. Na formação, foram abordados conteúdos que passam pelos conceitos de robótica educacional e algoritmo, com dinâmicas, seguido pelo ambiente de desenvolvimento do LEGO Mindstorm.

Os educadores estão aprendendo sobre os tipos de peças, sensores, motores e controladores do robô, associado a técnicas de montagem, seguido pela parte teórica e prática da programação. Com isso eles podem experimentar, montar e programar seus próprios robôs.

Neste sábado, dia 07 de dezembro, os educadores vão receber as rubricas de avaliação da First Lego League e analisar os trabalhos das equipes que se preparam para o torneio que acontecerá nos dias 13 e 14 de dezembro na região metropolitana de Natal. “A ideia é fazer os educadores se aproximarem e entenderem o trabalho que estamos fazendo com os alunos das suas escolas e, com o conhecimento adquirido no curso de formação, até colaborar também”, comentou o coordenador de robótica do projeto, o professor Sílvio Fernandes.

A última parte da formação será à distância. Nesta etapa, os educadores irão realizar atividades relacionadas com os assuntos abordados no curso presencial, uma autoavaliação do conhecimento adquirido, bem como avaliação sobre as atividades do Robot de modo geral e também sobre esta formação da qual estão participando.

Professoras da Escola Municipal Jerônimo Rosado, no Piquiri, participando do curso de formação / Foto cedida
Professores da Escola Municipal Francisco de Assis Nogueira, em Sussuarana, participando do curso de formação / Foto cedida
Bolsista Vanessa Freitas
Bolsista Rafael Kleper