Início do cabeçalho do portal da UFERSA

PROJETO ROBOT EM AÇÃO

Encontro de Robótica Educacional do RN reúne cerca de 400 pessoas em Angicos, Robot em Ação é destaque!

Apresentação, Capacitação 14 de novembro de 2019. Visualizações: 688. Última modificação: 14/11/2019 12:17:49

Professor Sílvio Fernandes, coordenador de Robótica do projeto Robot em Ação falando durante o Encontro de Robótica Educacional em Angicos / Foto Assecom Ufersa

Cerca de 400 pessoas, entre estudantes, professores e pesquisadores, estão reunidos desde o último dia 12 de novembro no Campus da Ufersa em Angicos participando do I Encontro de Robótica Educacional do Rio Grande do Norte. A iniciativa é do Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Contexto Educacional, coordenado pelos professores Akynara Aglaé Burlamaqui e Samuel Azevedo, docentes do Campus. O Encontro traz como tema Robótica Educacional: conectando vidas, experiências e aprendizagens.

A programação inclui palestras, mesas redondas, submissão de artigos científicos, mostra de robótica e oficinas de robótica educacional com professores especialistas e pesquisadores da área. Nesta quarta, 13, aconteceu a mesa redonda sobre os desafios da robótica educacional em diferentes níveis e modalidades de ensino. Na ocasião, o professor do curso de Ciência da Computação da Ufersa Mossoró, Sílvio Fernandes, que coordena o Projeto de Ensino Através da Robótica Educacional, o Pensare, e também integra a equipe do Projeto Robot em Ação, abordou o acesso à robótica educacional que crianças e jovens de Mossoró estão aproveitando.

O Pensare, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Mossoró, e o Robot em Ação, desenvolvido em parceria com a Petrobras, está levando oportunidades de inclusão, por meio da robótica, para centenas de jovens matriculados na rede pública de Mossoró. E não é só Robótica. O projeto Robot em Ação, por exemplo, também oferece aulas de músicas com práticas de instrumento e canto, além de atividades esportivas com ações lúdicas e brincadeiras para as crianças.

Coordenadora do Encontro de Robóitica Educacional Akynara Burlamaqui ao lado do professor Sílvio Fernandes / Foto Assecom Ufersa

Dentro do Encontro, o professor Sílvio relatou essas boas experiências e também apresentou os resultados destacando que muitos jovens já participaram de torneios e olimpíadas de robótica conseguindo prêmios e reconhecimento. “Essa é a prova que a robótica gera inclusão, envolvimento e que traz grandes resultados para a vida escolar e pessoal do aluno”, falou Sílvio.

O Encontro de Robótica foi planejado no âmbito do semiárido potiguar e nasceu como atividade formativa com o intuito de compartilhar práticas e aprendizagens conquistadas no estado do Rio Grande do Norte por meio do uso do ambiente de robótica educacional nos diversos contextos de ensino aprendizagem.

O projeto busca catalogar metodologias de uso da robótica educacional em todos os 167 municípios do estado do RN. Nesta primeira edição, o Encontro trouxe como parceiros a Rede de Laboratórios NatalNet, da UFRN, a Escola de Robótica e Programação RoboEduc. “Superou todas as expectativas. A robótica educacional ainda não é difundida disseminada e democratizada em muitas instituições e queremos mudar isso. A ideia foi abrir este espaço para que as pessoas possam conhecer a ferramenta e desmistificá-la”, finalizou a professora Akynara Burlamaqui.