Robot em Ação inicia novo semestre letivo beneficiando novas crianças e jovens de 5 escolas públicas de Mossoró

Estudante, Extensão 18 de setembro de 2019. Visualizações: 583. Última modificação: 18/09/2019 15:21:36

Robô da LEGO, presente nas aulas de robótica do Projeto Robot em Ação / Foto Felipe Cafrê

Alunos do Robot em Ação da Escola Estadual Hermógenes Nogueira Costa / Foto Felipe Cafrê

Crianças da Escola Niná Rebouças descobrindo o universo da Robótica / Foto Felipe Cafrê

O segundo semestre letivo do Projeto Robot em Ação, que é uma realização da Ufersa em parceria com a Petrobras, já começou nas escolas conveniadas aproximando novas crianças e jovens das ações de robótica, música e esporte oferecidas pelo projeto. Mais de 400 alunos das Escolas Estaduais Trinta de Setembro e Hermógenes Nogueira Costa (ambas no Abolição 4) e das Escolas Municipais Francisco de Assis Nogueira (Comunidade Sussuarana), Jerônimo Rosado (Comunidade Piquiri) e Niná Rebouças (Abolição 4) foram matriculadas e estão acompanhando as aulas regularmente do projeto nos contraturnos.

Nas Escolas Estaduais Trinta de Setembro e Hermógenes Nogueira, as ações se concentram na robótica educacional. Nas duas instituições, o projeto acontece em salas climatizadas e confortáveis com mobília e todos os acessórios adquiridos pelo projeto. Nas outras 3 escolas municipais atendidas pelo projeto, a robótica também é realidade e está acessível aos alunos. E não é só, nessas escolas as crianças também têm a chance de participar de aulas de música e de praticar atividades esportivas.

Outro diferencial do projeto é que todas as crianças e jovens recebem lanches e materiais de apoio. No caso da música, os alunos têm a oportunidade de levar os instrumentos (violão e flauta) para casa de forma a praticar o toque musical nas horas vagas.

Com o segundo semestre em execução, as atenções agora se voltam para a programação de eventos do projeto. Os preparativos já começaram. Os alunos do Robot em Ação, em parceria com os alunos do Projeto Pensare, irão participar das atividades da Semana de Medicina Veterinária, do Inspire-se 2019.2 (evento de acolhimento da Ufersa) e também do Torneio de Robótica da Ufersa 2019 que deve acontecer de 23 a 25 de outubro, dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A coordenação do projeto Robot também planeja a realização de uma gincana esportiva e de um recital musical, em datas ainda a serem confirmadas.