Começam os preparativos para o Torneio de Robótica da Ufersa, doutor em mecatrônica será palestrante

Ensino, Estudante, Extensão 18 de setembro de 2019. Visualizações: 882. Última modificação: 18/09/2019 15:31:52

De 23 a 25 de outubro, as atenções do mundo da robótica em Mossoró estarão voltadas para a realização do Torneio de Robótica da Ufersa 2019, que acontece dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e que tem o objetivo de promover a interatividade das ações de extensão. O evento é uma promoção da Pró-Reitoria de Extensão da Ufersa, por meio de edital Proec/Ufersa.

Segundo a organização, o Torneio irá reunir estudantes matriculados no projeto ”Robot em Ação” (parceria da Petrobras com a Ufersa) e também do “Pensare” (parceria da Ufersa com a Prefeitura de Mossoró) e vai contar com um Sumô de Robôs em duas modalidades: robôs controlados e robôs autônomos.

A disputa será numa arena onde o desafio será retirar o robô adversário do círculo num determinado tempo. Onze escolas, sendo seis do Pensare e cinco do Robot, devem participar do Torneio reunindo um público estimado de 500 pessoas.

Além do Sumô, o Torneio irá contar com oficinas, exposições e com a palestra do professor doutor Anderson Harayashiki Moreira, do Instituto Mauá, que abordará o tema “Robótica: uma visão do passado, presente e futuro”.

Mais informações e todo o cronograma do Torneio, clique aqui.

SAIBA MAIS SOBRE O PALESTRANTE: Anderson Harayashiki Moreira possui mestrado e doutorado em Engenharia Mecatrônica na área de sistemas aeroespaciais e mecatrônica com ênfase em Robótica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) (2017). Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Escola de Engenharia Mauá (EEM – IMT) (2008). Atualmente é professor do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia. O professor desenvolve atividades e pesquisas na área de robótica autônoma móvel, sistemas de controle, robótica industrial e sistemas microcontrolados. É fundador e atual responsável pela equipe de robótica do Instituto Mauá de Tecnologia, a Kimauánisso Robotics Team, uma das 5 melhores equipes do Brasil segundo o ranking da RoboCore.