PROJETO ROBOT EM AÇÃO

Gincana do Robot em Ação reúne mais de 500 pessoas nas escolas beneficiadas do projeto

Esporte, Extensão 5 de agosto de 2019. Visualizações: 879. Última modificação: 05/08/2019 23:49:01

Alegria do aluno Robot em participar da prova da corrida de cone na Escola Municipal Niná Rebouças

Alunos do projeto Robot na Escola Estadual Trinta de Setembro/ Foto Cafrê

Sopre a bolinha! O desafio era passar a bolinha pelos copos cheios de água. / Foto Cafrê

E foi um sucesso a primeira edição da Gincana Escolar do Robot em Ação. A programação, com provas de robótica, música, esporte, além de outras brincadeiras, envolveu todas as escolas beneficiadas com o projeto. A Gincana começou pela Escola Estadual Hermógenes Nogueira Costa e depois seguiu para a Escola Estadual Trinta de Setembro. Em seguida, a competição aconteceu na Escola Municipal Jerônimo Rosado, (que concentrou alunos das Comunidades do Piquiri e de Sussuarana), e foi finalizada na Escola Municipal Niná Rebouças.

Pelo balanço da organização, a Gincana Robot conseguiu mobilizar praticamente todas as crianças e jovens beneficiados com o projeto neste semestre, ou seja, cerca de 500 estudantes. Mas em termos de público, o evento conseguiu reunir uma quantidade maior de pessoas, já que houve o comparecimento da comunidade, principalmente dos pais dos alunos.

Morador da Comunidade do Piquiri, Alexsandro Nogueira tem dois filhos matriculados na Escola Municipal Jerônimo Rosado: Alessandro Jeová, de 11 anos, e Miguel Giovani, de 6 anos. Ambos participam das ações do projeto. Alexsandro fez questão de acompanhar a Gincana e comemorou o desempenho dos filhos dentro do Robot.

“Quando veio a ideia do projeto, os meus filhos ficaram interessados. Isso é gratificante para mim como pai porque eu fui aluno aqui da Escola e não tive essa oportunidade. Eu vejo o projeto Robot como um grande avanço para a nossa comunidade e para os nossos filhos que estão participando”, comemorou o Alexsandro.

Sílvio Fernandes/coordenador de robótica do projeto

Prova de robótica na Escola Jerônimo Rosado no Piquiri / Foto Cafrê

Crianças da Escola Municipal Jerônimo Rosado, no Piquiri / Fotos Cafrê

Quem também aprovou a Gincana Robot foi seu Arnould Araújo da Silva, avô de Emilly Morais, aluna do 3º ano da Escola Municipal Niná Rebouças e matriculada nas aulas de música do projeto. “Na semana passada ela já tinha me avisado que iria ter a Gincana e me chamou para vir. Ela está entusiasmada, já sabe algumas notas, inclusive eu vou até tentar aprender com ela porque eu gosto do violão”, destacou.

A Gincana foi a primeira grande atividade promovida pelo projeto Robot em Ação, que é uma realização da Ufersa em parceria da Petrobras. Nas escolas, a Gincana foi organizada por equipes que tinham que cumprir várias provas contando pontos. Entre as tarefas tinham as atividades de programação dos robôs, jogo da velha, sopro de bolinha, prova de afinação musical, cabo de guerra, arremesso de bambolês, corrida de cones, entre outras. Ganhava a equipe que mais pontuava nas provas. Como prêmio, os integrantes das equipes vencedoras recebiam kits do projeto. Além disso, o público de todas as Gincanas do Robot teve acesso a um lanche servido pelo projeto.

Além do envolvimento da comunidade, a primeira Gincana Escolar do Robot em Ação também contou com a colaboração de todos os coordenadores e bolsistas do projeto. Cerca de 20 pessoas planejaram as provas e trabalharam na execução das atividades. Para o coordenador de robótica do projeto, o professor Sílvio Fernandes, a Gincana serviu, além do lazer e da confraternização, para mostrar a comunidade o aprendizado dos estudantes durante o primeiro semestre do ano.

Alexsandro Nogueira e os filhos Alessandro e Miguel. As crianças participam do projeto e o pai acompanha tudo / Foto Cafrê

“Apesar do formato de competição, o grande intuito foi envolver todos os alunos da escola, mesmo turmas diferentes do Robot, a coordenação das escolas, os pais e a comunidade. Na minha avaliação, atingimos nosso objetivo, expondo o resultado do trabalho que estamos fazendo. Quero também destacar o empenho da equipe organizadora, em especial aos meus bolsistas, que carinhosamente os chamo de “Robóticos”, que têm grande responsabilidade neste sucesso. Então que venha o próximo semestre de atividades e de torneios”, finalizou o professor Sílvio.

RESULTADOS EM SALA – Em execução nas escolas desde o dia 1º de abril de 2019, o Projeto Robot em Ação começou beneficiando cerca de 470 crianças de escolas públicas de Mossoró. Com aulas de robótica, música e esporte, as ações do projeto foram bem recebidas pelas escolas e também pela comunidade. E o resultado desse primeiro semestre de Robot não poderia ser diferente: mais rendimento e disciplina dos estudantes dentro e fora de sala de aula. A professora Selma Mendonça, da Escola Niná Rebouças, já percebe a diferença.

“Eu tenho observado na minha sala de aula uma mudança muito boa nesses alunos que estão na robótica. Eles estão mudando de atitude com as disciplinas dentro dos conteúdos trabalhados, seja na Matemática ou na Língua Portuguesa. Percebe-se que as produções de texto têm melhorado e o trabalho com geometria também. A robótica tem facilitado o nosso trabalho e está dando resultados não só no comportamento, mas no nível da aprendizagem”, explicou a professora.

Gincana Robot na Escola Hermógenes
Gincana Robot na Escola Trinta de Setembro