Vem aí a I Gincana Escolar do Robot em Ação!

Esporte, Extensão, Responsabilidade Social 10 de julho de 2019. Visualizações: 1295. Última modificação: 10/07/2019 18:50:33

A gincana vai contar com provas envolvendo robótica, música e esporte / Foto Felipe Cafrê

O Projeto Robot em Ação, uma parceria da Petrobras e realização da Ufersa, promove nos dias 29 de julho, 31 de julho e 03 de agosto a I GER(AÇÃO) – I Gincana Escolar do Robot em Ação. As atividades irão acontecer em todas as cinco escolas beneficiadas pelo projeto.  A ideia da Gincana é promover ações lúdicas para as crianças envolvendo Robótica, Música e Esporte nas escolas municipais do projeto. Já as escolas estaduais terão atividades relacionadas somente com a Robótica.

Pela programação, a Gincana Escolar começa no dia 29 com as provas de robótica na Escola Estadual Hermógenes Nogueira. No dia 31, a Gincana acontece na Escola Estadual Trinta de Setembro. Em ambas as escolas, as atividades da Gincana irão começar a partir das 8h.

Já no dia 03 de agosto, a programação se transforma num grande mutirão de Robótica, Música e Esporte com a participação das crianças das Escolas Municipais Jerônimo Rosado (Piquiri), Francisco de Assis Nogueira (Sussuarana) e Niná Rebouças (Abolição 4). As ações começam às 8h nas escolas do Piquiri e Sussuarana, e a partir das 14h, na Escola Niná Rebouças.

Para o coordenador de robótica do projeto, o professor Sílvio Fernandes, a experiência tem constatado a importância dessas competições e torneios. “Percebemos que o desafio é motivador, é instigante, cria objetivos a serem alcançados. Isso direciona os esforços dos aprendizados para algo concreto. Além disso, percebemos com essas gincanas o estímulo ao trabalho colaborativo, a liderança e ao instinto investigativo/pesquisador. Na Gincana teremos tudo isso, junto e misturado! Todos os coordenadores e monitores do projeto estão trabalhando para fazer um evento com a cara do Robot, ou seja, um jeito divertido de aprender”, comentou o professor.

Atividades esportivas desenvolvidas na Escola Municipal Jerônimo Rosado. A Gincana na Escola acontece no dia 03 de agosto / Foto Felipe Cafrê

A I GER(AÇÃO) faz parte do planejamento estabelecido pela coordenação geral do projeto junto a Petrobras. O objetivo é oferecer lazer e diversão para as crianças, mas também envolver a comunidade nos dias da ação. Pela regras, a Gincana vai acontecer com várias equipes da mesma escola, que serão montadas pelos próprios bolsistas do projeto. As provas serão compostas por várias atividades com tempo e regras a serem cumpridas. Em cada atividade, a equipe pode pontuar 100, 50 ou nenhum ponto.

Confira as provas da I GER(AÇÃO):

– ROBÔ DE CORES E SOM – nesta prova é dada uma sequência de notas/cores e a equipe deve montá-la e depois dizer qual é a música;

– ROBÔ DE CORES E SOM II – nesta competição é dado o nome de uma música (que os alunos sabem tocar) e a equipe deve montar a sequência notas/cores para a música ser executada;

– CORRIDA DE CONES – a equipe deve correr saindo de uma base, pegar cones em outra extremidade e trazê-los de volta até a base inicial. Cada cone está a uma distância diferente e tem uma pontuação diferente. O tempo da tarefa é dado pelo robô.

– CAÇA AO TESOURO – nesta prova a equipe recebe uma sequência de passos (como um algoritmo) que leva até um objeto;

– DESAFIO DE AFINAÇÃO – nesta prova a equipe deve reproduzir um som a partir de uma referência dada. Um aplicativo determina a “distância” do tom;

– ARREMESSO DE BAMBOLÊ – de uma base, a equipe arremessa bambolês em cones com distâncias diferentes que pontuam de forma diferente. Atividade deve ser realizada enquanto tiver bambolês, dentro de um tempo determinado;

– MÚSICA PROGRAMADA – nesta prova é dada uma “partitura” e a equipe deve traduzi-la para o programa que o robô consiga executar a música;

– RESGATE DE VÍTIMA – dado um robô pré-montado e sem programação, a equipe deve montar uma garra e programar o robô para chegar em uma “vítima” e levá-la para um outro local;

– PASSA A BOLA – a equipe monta uma fila e o primeiro membro recebe uma bola que deve ser passada por baixo das pernas e entrega-la nas mãos (de pé) do próximo da fila;

– CORRIDA DO JOGO DA VELHA – duas equipes se enfrentam nesta prova. Cada equipe monta uma fila, lado a lado. É colocado um tabuleiro do jogo da velha distante das filas. Dada a “largada”, o membro do início da fila de cada equipe deve correr até o tabuleiro, marcar seu símbolo e voltar o mais rápido possível para que um próximo membro faça o mesmo;

– CABO DE GUERRA – duas equipes se enfrentam puxando um cabo. Vence a equipe que puxar o cabo até atingir a marca limite no centro da prova.