Atividades do projeto Robot em Ação começam em abril

Arte e Cultura, Esporte, Extensão 22 de março de 2019. Visualizações: 1109. Última modificação: 22/03/2019 16:00:16

Professora e crianças da Escola Municipal da comunidade do Piquiri, na zona rural de Mossoró. A Escola será uma das instituições que irão receber as atividades do Robot a partir de abril / Foto Felipe Cafrê

Estudantes da Escola Municipal da comunidade de Sussuarana em Mossoró / Foto Felipe Cafrê

Equipe de coordenadores do projeto Robot com a direção da Escola Estadual Hermógenes Nogueira Costa / Foto Felipe Cafrê

As equipes de coordenadores e de bolsistas selecionados do “Robot em Ação” já estão finalizando os últimos detalhes para iniciar as atividades do projeto. A previsão é que as ações nas escolas comecem a partir de segunda, dia 1° de abril (e não é mentira, em alusão ao dia). Pelo que foi planejado, o projeto vai beneficiar estudantes de 5 escolas públicas de Mossoró, sendo duas da zona rural.

As Escolas Municipais Jerônimo Rosado, na comunidade do Piquiri, e Francisco de Assis Nogueira, na comunidade de Sussuarana, vão ser beneficiadas com as ações do projeto. E não é só, no conjunto Abolição 4, na zona oeste de Mossoró, as Escolas Niná Rebouças (municipal), Hermógenes Costa e Trinta de Setembro (ambas estaduais) completam a lista das instituições já regularizadas para receber as atividades da equipe Robot a partir de abril. “Estamos muito animados com a perspectiva de iniciar o projeto, de servir a comunidade. Já fizemos várias visitas as escolas e percebemos que os participantes, no caso as crianças, estão bem animadas para que esse projeto possa iniciar com força total. Percebemos também a empolgação dos diretores e dos professores”, comemorou o Coordenador Geral do projeto, o professor Gabriel Gadelha.

O objetivo maior do “Robot” é oferecer e possibilitar lições de robótica educacional para crianças e adolescentes que nunca tiveram acesso a essa tecnologia de programação por meio de Kits da LEGO. O projeto também vai oferecer oficinas de música, com práticas de flauta e de violão para os jovens, e também esportes para tirar as crianças do sedentarismo e mostrar a importância dos exercícios físicos. Paralelo as ações de robótica, música e esporte, o projeto irá oferecer alimentação balanceada aos alunos, com acompanhamento de um profissional nutricionista, e todo o material necessário para a execução das atividades, como camisetas, mochilas, canetas, etc.

Capacitação da equipe Robot e PENSARE na Escola Estadual Zélia de Matos Brito, em Guaramiranga (CE) / Foto cedida

Nas escolas conveniadas, o Robot vai proporcionar melhorias na parte física das instituições. É que o projeto destinou recursos para serem aplicados em pequenas reformas nas instalações. Nesse primeiro momento, a prioridade da equipe é adaptar as escolas para receber as atividades de esporte e garantir o seu pleno funcionamento.

Enquanto o projeto não começa nas escolas, a equipe de coordenadores e de bolsistas seguem num processo de capacitação constante. Neste final de semana, integrantes do Robot e também do Projeto de Robótica Educacional da Ufersa, o PENSARE, estão ministrando workshops em escolas estaduais do Ceará. A equipe desembarcou em Guaramiranga para apresentar o potencial transformador que a robótica educacional pode gerar na vida dos estudantes.

SOBRE O ROBOT – O projeto Robótica em Ação, ou simplesmente “Robot em Ação”, é uma ação de cunho social educativo desenvolvida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Social. O objetivo é desenvolver ações de inclusão digital de crianças e jovens, por meio da Robótica Educacional, em escolas públicas de ensino fundamental de comunidades de Mossoró.

Preparação da Equipe Robot nas escolas conveniadas / Foto Felipe Cafrê